Menu fechado

Melhorando a precisão do diagnóstico

Atraso e erro no diagnóstico podem causar danos ao paciente. De fato, os dados de mortalidade das autópsias mostraram que 35% a 40% das mortes foram devidas a diagnósticos perdidos.1 A pesquisa confirmou que os erros cognitivos dos médicos são a causa predominante desse erro.2 Embora a maioria dos casos médicos seja diagnosticada e tratada corretamente , erros que levam a atrasos podem resultar em má qualidade do atendimento, riscos à segurança do paciente, aumento de custos e, em alguns casos, litígios de má prática.3,4

Art Papier, MD, é um líder em pensamento em tecnologia da informação em saúde. O Dr. Papier mantém a visão geral do produto VisualDx com foco na integração de software e impacto nos custos na área de saúde através da precisão clínica. Além de liderar o VisualDx como seu diretor executivo, o Dr. Papier também é professor associado de dermatologia e informática médica na Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Rochester. Atualmente, ele serve como membro do conselho da Sociedade para Melhorar o Diagnóstico em Medicina.

Suporte à decisão visual de diagnóstico

O VisualDx auxilia as áreas de tomada de decisão em diagnóstico, nas quais médicos e outros provedores expressaram uma necessidade consistente – aquelas áreas que exigem conhecimento em reconhecimento de padrões. Ajudamos os médicos a reconhecer e diagnosticar, alavancando a capacidade humana inata de padronizar a correspondência. Basta pesquisar por fatores do paciente para ver um diagnóstico diferencial visual. O VisualDx combina as melhores imagens médicas do mundo – revisadas e confirmadas pelos principais especialistas médicos – com um mecanismo de pesquisa exclusivo e poderoso para fornecer respostas específicas do paciente em segundos. As doenças infecciosas, imunológicas, metabólicas, nutricionais, psiquiátricas e genéticas graves geralmente se apresentam visualmente. Veja estudos de caso mostrando como o VisualDx suporta a precisão do diagnóstico.

Comprovado o aumento da precisão do diagnóstico

Tínhamos um homem presente com uma erupção muito incomum na mão. Usando o VisualDx, conseguimos diagnosticar com precisão o Mycobacterium marinum. O dermatologista ao qual o encaminhamos ficou bastante impressionado por termos conseguido diagnosticá-lo corretamente.

- Dr. Dino Messina, diretor do programa do programa de residência em cuidados primários do Hospital Danbury

O uso do VisualDx no início do atendimento pode reduzir erros de diagnóstico para obter um gerenciamento de saúde mais eficiente.

  • Em um estudo randomizado e cego de médicos de emergência, internistas, médicos de família e dermatologistas realizado na Universidade de Rochester, o VisualDx melhorou a precisão do diagnóstico em mais de 120% para casos médicos complexos em comparação com livros e atlas padrão.5 Esse resultado aprimorado foi alcançado após apenas 5 minutos de treinamento usando o VisualDx.
  • Em um estudo publicado conduzido no Centro Médico da UCLA-Harbor e no Hospital Memorial da Universidade de Rochester Strong, os médicos que usaram o VisualDx tiveram quatro vezes mais chances de sugerir o diagnóstico correto para pacientes internados no hospital por infecções graves.6 Sem o uso do VisualDx, médicos admitiram erros de diagnóstico em 28% dos casos. Esses erros podem levar à prescrição excessiva de antibióticos e aumento do risco do paciente de infecções hospitalares.

Baixe o PDF

Entre em contato conosco para conversar com o Dr. Papier sobre erro de diagnóstico

  1. Leape LL. Error in medicine. JAMA. 1994;272(23):1851-1857. [PubMed].
  2. Graber ML, Franklin N, Gordon R. Diagnostic error in internal medicine. Arch Intern Med. 2005;165(13):1493-1499. [PubMed].
  3. Graber M. Diagnostic errors in medicine: a case of neglect. Jt Comm J Qual Patient Saf. 2005;31(2):106-113. [PubMed].
  4. Berner ES, Miller RA, Graber ML. Missed and delayed diagnoses in the ambulatory setting. Ann Intern Med. 2007;146(6):470; author reply 470-471. [PubMed].
  5. Papier A, Allen E, McDermott M. Visual informatics: real-time visual decision support. Poster presented at: American Medical Informatics Association 2001 Annual Symposium; November 3-7, 2001; Washington, DC.
  6. David CV, Chira S, Eells SJ, et al. Diagnostic accuracy in patients admitted to hospitals with cellulitis. Dermatol Online J. 2011;17(3):1. [PubMed].